11 outubro 2007

A SALA DE VISITAS DO COLMEAL

O Largo D. Josefa das Neves Alves Caetano (antigo Largo da Fonte), foi inaugurado após ampliação, por seu filho Marcello Caetano em 16 de Agosto de 1961.
Mais um melhoramento em que a União se empenhou, para o progresso e desenvolvimento do Colmeal e da freguesia.

Desde sempre foi a sala de visitas da povoação. Ponto de encontro, de chegada e de partida, aqui se situa o comércio local.
Local obrigatório para quem quer ir tomar a bica, jogar uma partida de cartas, saber as últimas novidades, ou simplesmente ver passar o tempo.
Nos dias de festa torna-se pequeno face ao movimento de pessoas e viaturas.





Há anos atrás, porque havia necessidade de se efectuarem umas obras no "barroco" deitou-se parte do muro abaixo para que passasse uma máquina.



As obras fizeram-se, a máquina foi-se embora... mas o muro ou o que restava dele ficou, sem qualquer protecção (felizmente não houve nenhum acidente) anos e anos a fio. E foram mesmo muitos.





Finalmente este ano e para quem visitou o Colmeal em Agosto, deparou-se com o muro já reconstruído e pintado, dando um ar completamente diferente ao Largo D. Josefa.





A sala de visitas apresentava agora um aspecto que não se lhe via há muito tempo.
A actual Junta de Freguesia reconheceu a necessidade da reposição do muro e as melhorias que já introduziram no referido "barroco" indiciam que outras se aproximam e que os Colmealenses merecem.




Mas a brancura e limpeza do muro contrastava com os contentores do lixo e com o vidrão. Certamente que as entidades competentes estarão atentas a esta situação e procurarão um melhor sítio para a sua localização.



Não faz sentido, tal como em nossas casas, termos o caixote do lixo na sala de estar.

A. Domingos Santos

Sem comentários: