segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Centro de Dia no Colmeal

No sábado de 14 de Julho, o Parque de Merendas das Seladas foi pequeno para acolher todos aqueles que responderam afirmativamente ao convite formulado pela Cáritas Diocesana de Coimbra.





Em cima da mesa, para além de um belíssimo e farto almoço preparado e servido pelas senhoras do Centro, estava também a necessidade de dar a conhecer e apresentar a todos o que se pretende fazer para o novo Centro de Dia no Colmeal.



O Padre Aníbal Castelhano, responsável pela Caritas Diocesana de Coimbra e a Dr.ª Cristina Vaz, coordenadora dos Centros de Dia, explicaram com bastante clareza o que se deseja.



O actual Centro de Dia é demasiado exíguo e sem perspectivas de futuro.



A aquisição feita da antiga “Casa Mendes” não se revelou uma escolha acertada, quer pela sua localização, quer sobretudo pela dificuldade de um aproveitamento apropriado de espaços devido à sua configuração esguia e longitudinal. E isto, porque o projecto que em 12 de Dezembro de 2005 havia sido apresentado em reunião no edifício da Junta e em que a União esteve presente, suscitara algumas reticências pela localização e pelos elevados custos envolvidos.



Foi alvitrado em alternativa o edifício, mais conhecido como “Casa da Residência”, sem grande utilização ultimamente e que se tem vindo a degradar com o decorrer dos anos.
Após uma breve visita, os responsáveis da Caritas que desconheciam por completo esta hipótese, pareciam satisfeitos. Com obras indispensáveis que terão que ser feitas, os custos poderão ficar por um quarto ou um terço dos previstos para a solução inicial.



Com subsídios da Câmara Municipal, comparticipações comunitárias, ajudas das comissões de melhoramentos, da Junta e de naturais da nossa freguesia, os responsáveis da Caritas esperam tornar realidade este projecto que irá beneficiar todos os seus utentes, com um melhor e mais amplo Centro de Dia e proporcionar melhores condições para o apoio domiciliário.
Os donativos que forem remetidos para a Caritas terão como comprovativo recibos que permitirão a sua dedução no IRS.


A União Progressiva da Freguesia do Colmeal que já anteriormente havia estado ligada à obtenção de fundos para a construção da “Casa da Residência”, assumiu a sua disponibilidade para contribuir e colaborar na realização desta benfeitoria tão necessária à freguesia do Colmeal e aos seus residentes.
Tudo fará para que os seus sócios mais uma vez digam “presente!”.
Temos a certeza de que as outras colectividades da freguesia estarão ao nosso lado.
Esperamos e desejamos que se avance rapidamente.



E que se arranje uma solução que dignifique o espaço onde está o que resta da antiga “Casa Mendes”. O Colmeal merece.

P’la Direcção
A. Domingos Santos


Sem comentários: